top of page

RockBixos

Quase mais importante que conhecer as dependências da Poli, o bixo também precisa conhecer outros bixos. Complementando a semana de recepção, o RockBixos é um projeto que reúne integração e música. A ideia é reunir aqueles que saibam tocar algum tipo de instrumento, formar bandas de até cinco integrantes (exclusivamente bixos) e organizar um festival que escolherá os calouros mais talentosos de 2012!

Para incentivar a comunicação entre bixos, teremos reuniões periódicas na Vivência, também para que a eles seja apresentado o estúdio, proporcionando um contato maior que facilite a formação dos conjuntos. As inscrições das bandas se dão, então, no meio do primeiro semestre e disponibilizaremos o estúdio 1h por quinzena para que cada uma das bandas possa ensaiar gratuitamente. Na Cervejada do Nabo da P2, o Festival RockBixos na ShareWood expõe as bandas para todos os politécnicos que escolherão a melhor entre elas. A vitoriosa receberá um troféu, um prêmio simbólico (podendo ser desde uma apresentação em um nabo até a abertura do Bixopp) e o glorioso título de Campeões do RockBixos.

 

 

PROJETOS

Politizados

 

“Prometo que, no cumprimento do meu dever de Engenheiro, não me deixarei cegar pelo brilho excessivo da tecnologia, de forma a não me esquecer de que trabalho para o bem do Homem e não da máquina. Respeitarei a natureza, evitando projetar ou construir equipamentos que destruam o equilíbrio ecológico ou poluam, além de colocar todo o meu conhecimento científico a serviço do conforto e desenvolvimento da humanidade. Assim sendo, estarei em paz comigo e com Deus.”

Um dos juramentos mais famosos da Engenharia nos lembra o quão importante é, para a sociedade, um profissional que tenha conhecimento e preparo para lidar com as implicações de suas decisões perante à comunidade. A ética e o bom senso devem estar sempre no pensamento daquele que escolheu  para a vida tornar-se engenheiro. Desejamos mostrar o óbvio: as ações dos profissionais dessa área impactam profundamente no ambiente que o cerca.

Dando foco a esse perfil humano do engenheiro e acreditando que o politécnico é, por construção e não por definição, ciente dessa complexa teia social em que se insere e modifica, propomos o POLItizado’s, cujo principal objetivo é trazer aos alunos uma visão mais abrangente da Engenharia com um conjunto de palestras, simpósios, mesas redondas, debates e quaisquer outras formas de enriquecimento cultural, intelectual e social.

Endowment

O Endowment da Escola Politécnica (EEP) é uma ferramenta de sustentabilidade baseada em um modelo secular amplamente utilizado nas mais conceituadas universidades do mundo, como Harvard, Oxford, Cambridge, University of Tokyo, Stanford e Yale.
O objetivo central consiste na manutenção de um patrimônio perpétuo que gere renda contínua para as atividades da Escola, trazendo grandes benefícios a todos. Com o tempo, sua existência ajudará a acelerar o crescimento da Poli, multiplicando e democratizando ainda mais o conhecimento aqui produzido.
O EEP é formado primordialmente por recursos advindos de doações de ex-alunos e empresas, sempre frisando a autonomia da universidade pública, além de contar com os rendimentos de seus próprios investimentos. Sua essência consiste em equilibrar a utilização destes recursos, a preservação e o crescimento do patrimônio construído.
O fundo é mantido sob a supervisão de representantes da Poli, da AEP, do Grêmio e de expoentes da nossa comunidade.
Em 2011 trabalhamos intensamente para consolidar a iniciativa na comunidade politécnica. Além disso, também recebemos o reconhecimento da imprensa para um trabalho com quase 2 anos de estruturação.
Para 2012, o EEP tem como meta aproximar as entidades da comunidade politécnica, integrando, por exemplo, o cadastro dos ingressantes e mantendo a relação da Escola com os egressos. Continuará, também, o compromisso com a transparência e freqüentes prestações de contas e informações fornecidas diretamente no site.
O EEP busca trazer benefícios diretos à nossa comunidade. Não podemos deixar de mencionar o suporte que dará ao o crescimento de bolsas de permanência estudantil e iniciação científica que afetam diretamente a vida de nossos alunos. São visados, também, benefícios relevantes para a Poli em geral, a começar por reformas em sua infra-estrutura precária.


Para conhecer mais acesse     
http://eepolitecnica.org.br/​

 

 

PoliNoise



Um espaço único dentro da USP, o estúdio PoliNoise foi idealizado pelas gestões 2010 e 2011 e começou a funcionar em 2012.

O estúdio conta com uma bateria completa, amplificadores para guitarra, um amplificador para contra-baixo e uma mesa de som de ultima geração.

A banda deve contar com pelo menos um aluno da EP

Mais informações sobre agendamento de ensaios podem ser obtidas na secretaria do Grêmio Politécnico

 

Tel.: 3091 5777

​Compra Coletiva e Sebo Politécnico

Pensando no melhor para o aluno, a compra coletiva e o sebo existem para diminuirmos os gastos do aluno na hora de comprar material didático. Favorecer o direito à permanência estudantil dentro da universidade pública é uma das missões assumidas pelo Grêmio Politécnico de modo a melhorar a vida dos alunas da Poli.
Ocorrendo em todo o começo de semestre,eles constituem-se como uma boa alternativa ao disputado aluguel de livros na biblioteca ou à compra em qualquer livraria ou mesmo pela internet, tanto pelos baixos preços, quanto pela facilidade da maioria dos livros já estarem disponíveis em pronta entrega.
O princípio é simples: no caso da compra coletiva, compram-se os livros tradicionalmente mais utilizados em larga escala, e também encomendamos os livros mais específicos sob medida, conforme os alunos forem requisitando, em um mesmo fornecedor. Assim, obtemos um poder de barganha grande, conseguindo trazer os livros ao politécnico por um preço muito menor que o do mercado. No ano de 2011, o projeto foi realizado com o apoio da livraria SBS que ajudou a garantir os preços mais baratos aos alunos da Poli. No caso do sebo, juntamos alunos querendo vender livros que não usam mais com alunos querendo comprar livros a preços baixos e que não se importam do livro já ter sido usado. Por meio da ajuda do Grêmio, os dois lados saem ganhando.

OPMin



Criado em 2009 pela gestão POLINOVA, ele é baseado no ideal de aumentar a participação dos alunos na decisão de como o orçamento do Grêmio deve ser distribuido. Os grupos de extensão da Poli, interessados em obter patrocínio, criam projetos que devem se adequar a um edital publicado pelo Grêmio. Eles são divididos em diferentes categorias dependendo de seus objetivos. Todos os projetos vão à votação pública, na qual os dois mais votados recebem ajuda financeira. O OPMin é uma grande oportunidade onde os grupos podem conseguir recursos para tornar real seus planos mais ambiciosos. Também é um modo de aumentar a participação direta e interesse dos alunos em atividades do Grêmio.

 

 

iGrêmio

 

Já imaginou ter o cardápio dos Bandejões, o Mapa da Universidade, uma Calculadora de Notas, o Trajeto do Circular, com a localização instantânea dos ônibus, além de ter os próximos eventos do Grêmio, tudo isso em um só lugar? Foi com esse objetivo em mente que desenvolvemos o iGrêmio, aplicativo para iOS com todas essas informações, para facilitar a vida dos politécnicos. 

O aplicativo para Android está em desenvolvimento, e em breve estará disponível!

bottom of page