top of page

CoC ( Coordenações de Curso )

As Coordenações de Curso trabalham em consonância com a Comissão de Graduação e tem o papel de coordenar a implementação e a avaliação do projeto político pedagógico do curso considerando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, as Diretrizes Curriculares vigentes e, no caso de cursos de licenciatura, o Programa de Formação de Professores da Universidade.
Compete às COC’s encaminhar à CG propostas de reestruturação da estrutura curricular -  disciplinas, módulos ou eixos temáticos – bem como  coordenar o planejamento, a execução e a avaliação dos programas de ensino e aprendizagem da mesma.
Além disso, as Coordenações de Curso devem analisar a pertinência do conteúdo programático e carga horária das disciplinas, devem promover a articulação entre os docentes envolvidos no curso ou habilitação com vistas à integração interdisciplinar, e, devem também, propor à CG alterações do número de vagas do curso ou habilitação, ouvidos, quando for o caso, os Departamentos envolvidos.

Conselho Técnico-Administrativo (CTA)

É o Conselho que zela por aprovar e administrar o orçamento da Escola Politécnica.
Compete ao CTA opinar sobre a criação, modificação e extinção de departamentos bem como propor a criação de cargos e funções docentes.
Além disso, o Conselho Tecnico-Administrativo deve deliberar sobre contratação, relocação, dispensa e afastamento de docentes e servidores.

Comissão de Graduação (CG)

É a Comissão que zela pela execução de programas de ensino de graduação de responsabilidade da Escola Politécnica. Coordenando o trabalho dos departamentos no que diz respeito às disciplinas interdepartamentais, a CG deve submeter à Congregação questões relativas ao número de vagas de cada curso e critérios de transferência, de estágios, de avaliação das disciplinas e de jubilamentos.
A Comissão de Graduação também é a responsável pelas discussões da EC-3, e pelas reestruturações didáticas de cada disciplina.
Além disso, compete a CG julgar as bolsas cedidas à programas relativos a graduação como o PRO-EVE, o PRO-INT e o PET.

Congregação

É a instância máxima de deliberação no que tange aos órgãos colegiados.
Composta pela diretoria, pelos presidentes da CG, da CP, da CCEX e da CPG, pelos chefes de departamento, pelos professores titulares, pelos representantes dos servidores não-docentes, pelos representantes das demais categorias de docentes e pelos representantes discentes; a Congregação deve deliberar sobre o que já foi previamente acordado nos demais órgãos colegiados.

Comissão de Cultura e Extensão (CCEx)

É a Comissão que zela pela execução dos programas de cultura e extensão universitária. Analisando e encaminhando para a aprovação os contratos e convênios relacionados a atividades de cultura e extensão, a CCEX deve propor à Congregação - ouvidos os Departamentos interessados - os programas de cultura e extensão da Escola Politécnica.
A Comissão de Cultura e Extensão deve também fomentar e apoiar os programas de cultura e extensão, desenvolvidos pelos alunos de graduação e pós-graduação, destacando programas que considerem a cultura na sua dimensão mais ampla, com o objetivo de promover a integração social da população universitária e desta com a sociedade.
Além disso, compete à CCEX propor normas para a ordenação de atividades de cultura e extensão, de interesse geral para a Escola Politécnica.

Comissão de Pesquisa (CPq)

A Comissão de Pesquisa tem como missão estimular e propor estratégias e diretrizes para a realização de pesquisas avançadas e multidisciplinares, estabelecendo relações entre Pesquisa, Extensão, Graduação e Pós-Graduação.
Compete à CP traçar as diretrizes, fomentar e zelar pela execução dos programas de pesquisa propondo normas para ordenação de atividades de interesse geral para a Escola Politécnica.
Além disso, é de responsabilidade da Comissão de Pesquisa promover a análise do funcionamento dos programas de pesquisa da Escola Politécnica.

Comissão de Pós-Graduação (CPG)

É a comissão que dispões das mesmas atribuições da Comissão de Graduação, voltada, contudo, para a pós-graduação.

Comissão de Relações Internacionais (CRInt/Poli)

A Comissão de Relações Internacionais tem como principal função assessorar a Diretoria da Escola Politécnica em assuntos ligados a convênios e contratos com instituições acadêmicas e de pesquisa do exterior, trabalhando em estreita parceria com a CCInt/USP.

ÓRGÃOS COLEGIADOS

bottom of page