top of page

O Grêmio Politécnico é a associação acadêmica máxima de todos os alunos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Responsável pela representação de base do politécnico, o Grêmio configura-se como a ponte entre os alunos e a Escola, realizando diversas iniciativas em nome da melhoria da vida acadêmica dos alunos e participando da representação discente nos órgãos colegiados da EPUSP.

Fundado no dia 1º de Setembro de 1903, a instituição é um dos Centros Acadêmicos mais antigos do Brasil. Desde então, sua história vem se confundindo com a história desse país ao ser co-participante dos principais movimentos políticos do Brasil como, por exemplo, a Revolução Constitucionalista de 32, a campanha “O Petróleo é Nosso”, liderada pelo Grêmio em São Paulo, que culminou na criação da Petrobras, e o movimento “Diretas já”.

De festas antológicas a uma compra coletiva de livros, visando diminuir seus preços para os alunos, de escola de idiomas a um grupo de teatro, de uma vivência equipada com PS3, lanchonete e mesa de pôquer à participação ativa na vida política da USP, o Grêmio Politécnico, atualmente, enquadra-se como um dos mais influentes e maiores Centros Acadêmicos do país, tornando-se um espaço perfeito para se aprofundar, aprender, desfrutar das amizades durante os breves anos da vida universitária na Poli.

O Grêmio Politécnico da USP

bottom of page